Desenvolvimento Sustentável

A indústria brasileira do alumínio vem crescendo com a utilização sustentável do grande potencial mineral do Brasil. Enquanto produzem um dos metais mais utilizados na vida moderna, as empresas do setor atuam de forma responsável nos aspectos econômico, social e ambiental, minimizando impactos negativos e multiplicando os benefícios gerados pela atividade.

As empresas do setor demonstram a sua responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade, por meio dos investimentos em programas de preservação ambiental, gerando benefícios sociais aos seus colaboradores, às comunidades onde atuam e à sociedade como um todo.

A Associação Brasileira do Alumínio - ABAL também tem como meta estimular seus associados buscar incessantemente o desenvolvimento sustentável. Por meio de sua Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a entidade alia-se ao programa Alumínio para Futuras Gerações, iniciativa global promovida pela entidade inglesa, International Aluminium Institute - IAI, buscando a adesão das indústrias nacionais ao programa.

Há ainda muitos desafios a serem superados. Entre eles uma maior contribuição no desenvolvimento de soluções para a indústria automotiva e de transportes e em opções para o aumento de oferta de energia, bem como da eficiência energética. Também a criação de aplicações para os resíduos de bauxita e a ampliação do alcance das ações para o engajamento das comunidades. Entretanto, ao contribuir para a plena realização dos objetivos propostos pelo IAI (redução da emissão de poluentes e minimização do consumo energético, entre outros), a indústria do alumínio dá um importante passo para a sustentabilidade.

Conheça o conceito de Desenvolvimento Sustentável

Fundamental para o crescimento de qualquer setor de atividade humana, o desenvolvimento sustentável é um tripé que alia três grandes objetivos: econômicos, sociais e ambientais, como descreve a figura abaixo.

Nos objetivos econômicos, a prioridade está na criação de iniciativas que garantam o crescimento do setor, agregando valor para os acionistas, eficiência nos processos e constante inovação.

No quesito ambiental, a indústria estrutura o seu progresso também no cuidado com o meio ambiente, contribuindo para a garantia da manutenção do ecossistema, do clima, da biodiversidade, utilizando para isso sua capacidade técnica e intelectual.

Fechando o ciclo, são objetivos sociais da indústria brasileira do alumínio, para garantir o seu desenvolvimento sustentável, a inclusão social, o trabalho pela igualdade de condições de progresso social nas comunidades em que estão inseridas, a manutenção da identidade cultural e o desenvolvimento institucional.

Fonte: ABAL - Associação Brasileira do Alumínio
www.abal.org.br

Estrudena Alumínio - Site Desenvolvido por